Pular para o conteúdo principal

Lombalgia - Tratamento de Quiropraxia


O que é?

A região lombar é formada por cinco vértebras, e a última vértebra é ligada ao osso do sacro; qualquer problema nessas estruturas pode comprometer o funcionamento da coluna e trazer algumas complicações ao paciente. 

A lombalgia ocorre quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. Não é uma doença, é um tipo de dor que pode ter diferentes causas, algumas complexas. No entanto, na maioria das vezes, o problema não é sério. Algumas vezes, a dor se irradia para as pernas com ou sem dormência.
Resultado de imagem para lombalgia

Sintomas

Frequentemente, o problema é postural, isto é, causado por uma má posição para sentar, deitar, abaixar e ou carregar algum objeto pesado. Outras vezes, a lombalgia pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação) e até problemas emocionais. 

Há dois tipos de lombalgia: aguda e crônica. A forma aguda é o "mau jeito". A dor é forte e aparece subitamente depois de um esforço físico. Ocorre na população mais jovem. A forma crônica geralmente acontece entre os mais velhos; a dor não é tão intensa, porém, é quase permanente.
Resultado de imagem para lombalgia

Tratamento

A dor é sempre um sinal de que algo está errado e quando o corpo percebe esta mensagem, reage com maior rigidez na tentativa de defender aquela estrutura, que neste caso, infelizmente, provoca agravamento da funcionalidade mecânica do corpo. 

Assim, ao realizar o ajuste, movimento rápido e preciso que visa reposicionar as vértebras evitando as interferências neurológicas e permitindo a movimentação ideal, uma melhor mecânica espinhal ajuda a diminuir a inflamação. Muitas cirurgias desnecessárias ou dependências de analgésicos têm sido evitadas ao optar por um tratamento de quiropraxia conservativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lombalgia! O que é? Qual o melhor tratamento?

Lombalgia é o conjunto de manifestações dolorosas que ocorrem na regiâo lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região. Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo a incidência apenas menor que a dor de cabeça. De acordo com um estudo epidemológico, cerca de 65% a 90% poderão sofrer um episódio de lombalgia ao longo da vida. A suscetibilidade da região lombar a lesões e dor é devido ao fato de que a região lombar, como o pescoço, e uma parte muito instavel da coluna vertebral. Ao contrário da coluna torácica que é suportada e estabilizada pelas costelas. Esta instabilidade nos permite ter grande mobilidade de tocar os dedos no chão, amarrar os sapatos ou pegar alguma coisa no chão. Enquanto a sua coluna lombar é saudavel e funcionando corretamente, pode suportar tremendar forças sem feriementos. No entanto, se a região lombar esta fora de adaptação ou enfraqueceu suportando os musculos, algo tão s...

Escoliose O que é? A quiropraxia pode ajudar?

Escoliose O que é? A Quiropraxia pode ajudar? O que é? A escoliose é um desvio na coluna vertebral, em um formato parecido com um “C” ou em “S”; é muito comum encontrarmos uma espécie de gibosidade na região das costas. Pode ocorrer em qualquer idade e em qualquer pessoa, na maioria dos casos começa durante a adolescência e é mais comum em meninas.  O diagnóstico é feito pelo exame clínico e pela radiografia da coluna vertebral. E nem sempre causa dores no paciente. Entre os problemas causados pela escoliose há alguns que começam a afetar os quadris, joelhos e os pés. Sintomas Há pessoas que desenvolvem escoliose a má postura ou por ter uma perna mais comprida que a outra. As principais causas para os três tipos existentes de escoliose: • A escoliose congênita decorre ou de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou de um problema de fusão dos ossos da coluna, podendo ou não estar associado a fusão de costelas durante o desenvolvimento ...

Ficar muito tempo sentado pode causar Dor na Lombar?

Ficar muito tempo sentado por causar  Dor na Lombar? Nossa sociedade hoje fica cada vez mais tempo sentada devido à nossa rotina, e apesar de evidência recente considerar 5 horas sentado como um fator de risco para desenvolver dor, outros estudos já identificaram que 1 hora já é tempo suficiente para agravar a dor lombar.  Agora perguntamos, quanto tempo você fica sentado por dia?  Provavelmente bastante. Diversos estudos avaliaram o efeito do tempo sentado em pacientes com e sem dor lombar.  Em 2020 um estudo publicado e premiado por uma das revistas mais conceituadas da nossa área investigou 10 estudos que avaliaram justamente o efeito do tempo sentado sobre a dor lombar. Dos 10 estudos, 9 identificaram o ficar sentado como um fator de risco para dor lombar, mas o mais interessante foi que além de aumentar o risco de dor lombar em quem já tinha histórico de dor lombar há mais de três meses também viram que o ficar sentado pode provocar dor lombar em pessoas sem his...