Primeiro precisamos entender como seria uma coluna normal para que possamos aprender um pouco mais sobre escoliose.
A coluna normal possui e permite um alinhamento vertebral perfeito em todas as partes do nosso corpo. Assim com esse alinhamento voce desenvolve maior mobilidade, sem restrições e movimento, flexibilidade e assim o sistema nervoso tambem reconhece esse funcionamento normal assim atigindo 100% da sua saude.
Quando olhamos a coluna normal de tras para frente, teremos que observar a coluna reta, quando olhamos a coluna na lateral, teremos e temos que manter tres curvaturas normais na nossa coluna, que são ela a lordose cervical, cifose toracica e a lordose lombar, com essas curvas a distribuicao de peso e da gravidade sao melhores aceitas pelo nosso corpo sem danificar qualquer articulação e sem sobrecarregar em qualquer movimento.
O que é Escoliose?
É um disturbio na coluna vertebral e nao é uma doença como muitos pensam, na verdade por algum motivo a coluna começa criar um desvio para lateral causando alguma alteracoes osseas e organicas.
A principio é muito dificil a verificação no seu estagio inicial, porem podemos observar a elevação de um dos ombros, uma diferença entre as cinturas, as escapulas uma mais proeminente que a outra, esses são os primeiros sinais que o corpo te dá para que pais consigam observar em seus filhos.
Também pode ser manifestar como uma curva exagerada em algum segmento da coluna. Como a lordose, uma curva excessiva na parte baixa das coistas, ou cifose na parte alta da coluna.
O que causa a Escoliose?
Uma variedade de distúrbios do nervo e muculos pode produzir a escoliose, como também doenças como a pólio ou uma lesão na infância que faz com a vértebra se desenvolva com anomalias, ou até mesmo um diferença de perna anatômica podem causar a escoliose.
A escoliose costuma aparecer na adolescência, e pode fazer um progresso acentuado durante períodos de crescimento rápido, que chamamos de estirão.
Como escoliose e detectada e tratada?
Uma detecção precoce é importante para escolha do tratamento. Para todos os tipos de escoliose a quiropraxia é indicada para previnir maiores má-formações ou suavizar o aspecto da escoliose. Na Quiropraxia recomendamos que desde criança, não apenas na detecção e tratamento da escoliose, mas também para o monitoramento do crescimento e desenvolvimento infantil. Assim com o contato profissional desde que criança o quiropraxista cria uma consciencia do importante papel de exercicios e uma dieta adequada.
A avaliação quiropratica para escoliose consiste em uma avaliação postural que podemos observar algumas pontos principais como:
- Um ombro maior que o outro
- Uma escapula mais poreminente que a outra
- Um dos quadris mais alto que o outro
- Espaço entre braço e o corpo, se é maior mais de uma lado do que do outro
- A criança parece corcunda.
- A marca da cintura, ser mais fina de um lado do que o outro.
- A criança perde equilibrio
- Ter uma postura mais para um lado do que o outro,
Mas a principal confirmação que a criança ou o adulto tem escoliose é pelas radiografias panorâmicas para observar melhor todas as curvaturas da coluna vertebral, para que conseguimos observar e analisar o grau dos desvios, assim concluir se o prognostico é bom e quais métodos de tratamento utilizar para este paciente.
E ainda se for o caso pedimos um exame chamado escanometria dos membros inferiores para ver se a criança não possui diferença de membros inferiores para que possa ter causado essa escoliose, isso mais comum em meninos.
Com a quiropraxia outras profissões seria importante para o cuidado com a criança que tem escoliose, como o fisioterapeuta, educador físico e uma nutricionista, assim em conjunto podemos chegar em um resultado mais eficaz e eficiente e com certeza rápido.
Comentários
Postar um comentário