Pular para o conteúdo principal

Crise de Hernia de disco! O que eu faço?

Crise de Hernia de disco! O que eu faço?


Cerca de 70% da população terá dor nas costas em algum momento da vida. Dor lombar, associada a dor nas pernas, devido a uma hérnia de disco, é uma das formas mais graves e incapacitantes de dor nas costas.


A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.

Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.



Por mais de um século, a Quiropraxia trata com sucesso os sintomas associados à hérnia de disco e o desalinhamento da coluna vertebral. Para resolver os sintomas é necessário entender um pouco mais sobre o funcionamento e a anatomia da coluna


o estresse, quedas, má postura, má alimentação, acidentes, traumas do esporte, entre outras causas geram desalinhamento das vértebras, sobrecarregam os discos, fazendo com que um ou outro percam sua integridade, gerando uma má circulação sanguínea.


Os discos dependem da circulação dos fluídos articulares para trazerem nutrientes e eliminar seus resíduos. Se uma articulação vertebral perde seu movimento normal, estas são impedidas e a saúde do disco começa a se deteriorar. Como uma esponja úmida, um disco saudável é flexível. Uma esponja seca é dura e rígida podendo romper-se facilmente

É assim que se iniciam muitos dos problemas discais. Devido a posição que os discos estão, com uma vértebra acima e outra abaixo, o disco não pode escorregar, como se pensa normalmente. Golpes na coluna podem gerar um abaulamento, protrusão, hérnia ou pior ainda, com que os discos se fragmentem (sequestre). Isso pode ser muito doloroso, pressionando a medula espinhal e as raízes nervosas, interferindo no seu funcionamento.


A dor tem controle?
A hérnia de disco pode ser assintomática ou, então, provocar dor que varia de intensidade leve até dor incapacitante. Os sintomas são diversos e variam da área em que foi comprometida a raiz nervosa, entretanto os mais comuns são: parestesia (formigamento), dor na coluna, dor nas pernas, dor no braço, perda do controle da bexiga ou intestino, perda de sensibilidade (tato), fraqueza nos braços e pernas, entre outros.
Duvidas sobre a quiropraxia
  • Estudo publicado em março de 2014 na revista Journal of manipulative and physiological Therapeutics (JMPT) mostra que 90% dos pacientes diagnosticados com hérnia de disco, tratados com Quiropraxia, obtiveram uma melhora significativa da dor e remissão da hérnia discal.
  • É importante lembrar que para que ocorra a melhora definitiva é de grande importância mudar os hábitos que criaram esse problema, além de corrigir a causa do problema.
  • Tomar medicamentos que “mascaram” os sintomas, sem corrigir o problema não será suficiente para melhora. Na maioria dos casos a cirurgia é desnecessária. Assim como os medicamentos, a cirurgia corrige os sintomas sem lidar com a causa, seria o mesmo que desligar o alarme sem tirar o ladrão de dentro da casa.
  • O tratamento Quiroprático quando feito por um profissional qualificado, , pode corrigir o alinhamento da coluna, aliviando a pressão sobre os discos, restaurando o equilíbrio do corpo e proporcionando o alívio da dor e melhor qualidade de vida a paciente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lombalgia! O que é? Qual o melhor tratamento?

Lombalgia é o conjunto de manifestações dolorosas que ocorrem na regiâo lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região. Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo a incidência apenas menor que a dor de cabeça. De acordo com um estudo epidemológico, cerca de 65% a 90% poderão sofrer um episódio de lombalgia ao longo da vida. A suscetibilidade da região lombar a lesões e dor é devido ao fato de que a região lombar, como o pescoço, e uma parte muito instavel da coluna vertebral. Ao contrário da coluna torácica que é suportada e estabilizada pelas costelas. Esta instabilidade nos permite ter grande mobilidade de tocar os dedos no chão, amarrar os sapatos ou pegar alguma coisa no chão. Enquanto a sua coluna lombar é saudavel e funcionando corretamente, pode suportar tremendar forças sem feriementos. No entanto, se a região lombar esta fora de adaptação ou enfraqueceu suportando os musculos, algo tão s...

Escoliose O que é? A quiropraxia pode ajudar?

Escoliose O que é? A Quiropraxia pode ajudar? O que é? A escoliose é um desvio na coluna vertebral, em um formato parecido com um “C” ou em “S”; é muito comum encontrarmos uma espécie de gibosidade na região das costas. Pode ocorrer em qualquer idade e em qualquer pessoa, na maioria dos casos começa durante a adolescência e é mais comum em meninas.  O diagnóstico é feito pelo exame clínico e pela radiografia da coluna vertebral. E nem sempre causa dores no paciente. Entre os problemas causados pela escoliose há alguns que começam a afetar os quadris, joelhos e os pés. Sintomas Há pessoas que desenvolvem escoliose a má postura ou por ter uma perna mais comprida que a outra. As principais causas para os três tipos existentes de escoliose: • A escoliose congênita decorre ou de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou de um problema de fusão dos ossos da coluna, podendo ou não estar associado a fusão de costelas durante o desenvolvimento ...

Ficar muito tempo sentado pode causar Dor na Lombar?

Ficar muito tempo sentado por causar  Dor na Lombar? Nossa sociedade hoje fica cada vez mais tempo sentada devido à nossa rotina, e apesar de evidência recente considerar 5 horas sentado como um fator de risco para desenvolver dor, outros estudos já identificaram que 1 hora já é tempo suficiente para agravar a dor lombar.  Agora perguntamos, quanto tempo você fica sentado por dia?  Provavelmente bastante. Diversos estudos avaliaram o efeito do tempo sentado em pacientes com e sem dor lombar.  Em 2020 um estudo publicado e premiado por uma das revistas mais conceituadas da nossa área investigou 10 estudos que avaliaram justamente o efeito do tempo sentado sobre a dor lombar. Dos 10 estudos, 9 identificaram o ficar sentado como um fator de risco para dor lombar, mas o mais interessante foi que além de aumentar o risco de dor lombar em quem já tinha histórico de dor lombar há mais de três meses também viram que o ficar sentado pode provocar dor lombar em pessoas sem his...