Pular para o conteúdo principal

Escoliose O que é? A quiropraxia pode ajudar?

Escoliose
O que é? A Quiropraxia pode ajudar?


O que é?

A escoliose é um desvio na coluna vertebral, em um formato parecido com um “C” ou em “S”; é muito comum encontrarmos uma espécie de gibosidade na região das costas. Pode ocorrer em qualquer idade e em qualquer pessoa, na maioria dos casos começa durante a adolescência e é mais comum em meninas. 

O diagnóstico é feito pelo exame clínico e pela radiografia da coluna vertebral. E nem sempre causa dores no paciente. Entre os problemas causados pela escoliose há alguns que começam a afetar os quadris, joelhos e os pés.

Sintomas

Há pessoas que desenvolvem escoliose a má postura ou por ter uma perna mais comprida que a outra.

As principais causas para os três tipos existentes de escoliose:

• A escoliose congênita decorre ou de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou de um problema de fusão dos ossos da coluna, podendo ou não estar associado a fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto ou do recémnascido
• A escoliose neuromuscular é causada por problemas neurológicos como paralisia cerebral ou musculares que determinam fraqueza muscular, controle precário dos músculos ou paralisia decorrente de doenças como distrofia muscular, espinha bífida e pólio.
• Somente a escoliose idiopática não possui causa conhecida. 

As vezes a coluna não mostra sinais de deformação, mas sim assimetria, onde pode ser notado um aspecto irregular na bainha de uma calça. Há suspeita de escoliose quando um ombro parece estar mais alto do que o outro ou quando a pélvis parece estar inclinada. Um olhar leigo não percebe a curvatura nos estágios iniciais exceto quando o paciente dobra o tronco para a frente e a assimetria entre os lados da coluna fica evidente.

Os principais sintomas da escoliose podem incluir:

• Ombros ou quadris que parecem assimétricos
• Coluna vertebral encurvada anormalmente para um os lados
• Eventualmente desconforto muscular


Observação: em geral a escoliose na criança não causa dor. Quando a dor está presente há necessidade de uma avaliação médica criteriosa no sentido de afastar outras doenças mais graves.

Tratamento

O resultado do tratamento para escoliose depende da causa, da localização e da gravidade da curvatura. 

As formas de tratamento são geralmente conservadores, e envolvem a utilização de coletes, adaptação de palmilhas, trabalhos de fortalecimento e alongamento de músculos e técnicas de Quiropraxia que restaurem o movimento das articulações da coluna vertebral, evitando quadros tensionais e processos inflamatórios por sobrecarga. 

Alguns especialistas acreditam que não é preciso corrigir a curvatura, mas que se torna essencial garantir que esta curva não provoque interferências nervosas (subluxações vertebrais). A escoliose faz com que a coluna vertebral seja mais propensa a subluxações. Por isso, o ajuste é muito importante para manter a coluna vertebral flexível e o sistema nervoso livre de interferências, embora a coluna vertebral esteja alterada.
Para mais duvidas ligue e marque sua avaliação (11)2366-3780/(11) 98932-3850

Comentários

  1. Bom dia, aonde encontro o travesseiro que tem acomodação para orelha, para quem dorme de lado, que foi mostrado no programa você bonita dia 06-01-2016 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, voce encontra aqui na clinica ou podemos mandar via correio entre em contato no email quiropraxialiliansaldanha@gmail.com e te passo todas as informações! Obrigado

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4 principais causas de dor na lombar

 4 principais causas de dor na lombar A dor no final da coluna, também chamada de lombalgia, normalmente não é grave, podendo ser resultado de má postura ou esforços repetitivos, por exemplo, sendo facilmente solucionada pela quiropraxia. No entanto, quando a dor se torna intensa e constante, ou surgem outros sintomas como dor na perna ou no glúteo, sensação de dormência ou formigamento nas costas, falta de ar ou sensação para realizar movimentos, é importante ir ao médico para que sejam avaliados os sintomas, seja feito o diagnóstico e, assim, possa ser iniciado o tratamento. As principais causas de dores na lombar são: 1 - Má postura Ficar por muito tempo na frente do computador com uma sentado errado pode causar dores na região lombar. Qualquer tipo de postura incorreta pode causar a dor, quem trabalha muito tempo sentado, dirige o dia todo ou mesmo fica em pé com uma postura errada. A curto prazo a postura errada não vai atrapalhar e você não vai sentir muito incomodo, mas a médio

3 Motivos para fazer Quiropraxia

  3 motivos para fazer Quiropraxia A quiropraxia possui diversos benefícios que contribuem para nossa saúde; além de obtermos resultados rápidos de acordo com o caso, ela é altamente segura se realizada por profissionais capacitados, não utiliza medicamentos, pode reduzir a necessidade de cirurgia e é completamente benéfica para nossa saúde. Nossa Coluna é uma estrutura que protege nosso sistema nervoso: se tivermos qualquer desvio ou desequilíbrio sentiremos não apenas dores nas costas, dores lombares, escoliose, hérnia de disco, mas também dores de cabeça, intestino preso, insônia, dores de estomago, ou seja nossa saúde é afetada de forma em geral. A Subluxação Vertebral ocorre quando uma das vértebras da coluna vertebral perde seu movimento e posicionamento correto, criando assim, uma pressão sobre as raízes nervosas e interferindo na comunicação entre o cérebro e o corpo, prejudicando o funcionamento do corpo e a nossa saúde! Para corrigir a subluxação vertebral, utilizamos o ajust