Pular para o conteúdo principal

EscolioSe e a Quiropraxia



Primeiro precisamos entender como seria uma coluna normal para que possamos aprender um pouco mais sobre escoliose.

A coluna normal possui e permite um alinhamento vertebral perfeito em todas as partes do nosso corpo. Assim com esse alinhamento voce desenvolve maior mobilidade, sem restrições e movimento, flexibilidade e assim o sistema nervoso tambem reconhece esse funcionamento normal assim atigindo 100% da sua saude.


 Quando olhamos a coluna normal de tras para frente, teremos que observar a coluna reta, quando olhamos a coluna na lateral, teremos e temos que manter tres curvaturas normais na nossa coluna, que são ela a lordose cervical, cifose toracica e a lordose lombar, com essas curvas a distribuicao de peso e da gravidade sao melhores aceitas pelo nosso corpo sem danificar qualquer articulação e sem sobrecarregar em qualquer movimento.

O que é Escoliose?

É um disturbio na coluna vertebral e nao é uma doença como muitos pensam, na verdade por algum motivo a coluna começa criar um desvio para lateral causando alguma alteracoes osseas e organicas. 
A principio é muito dificil a verificação no seu estagio inicial, porem podemos observar a elevação de um dos ombros, uma diferença entre as cinturas, as escapulas uma mais proeminente que a outra, esses são os primeiros sinais  que o corpo te dá para que pais consigam observar em seus filhos.

Também pode ser manifestar como uma curva exagerada em algum segmento da coluna. Como a lordose, uma curva excessiva na parte baixa das coistas, ou cifose na parte alta da coluna.



O que causa a Escoliose?

Uma variedade de distúrbios do nervo e muculos pode produzir a escoliose, como também doenças como a pólio ou uma lesão na infância que faz com a vértebra se desenvolva com anomalias, ou até mesmo um diferença de perna anatômica podem causar a escoliose.
A escoliose costuma aparecer na adolescência, e pode fazer um progresso acentuado durante períodos de crescimento rápido, que chamamos de estirão.


Como escoliose e detectada e tratada?



Uma detecção precoce é importante para escolha do tratamento. Para todos os tipos de escoliose a quiropraxia é indicada para previnir maiores má-formações ou suavizar o aspecto da escoliose.  Na Quiropraxia recomendamos que desde criança, não apenas na detecção e tratamento da escoliose, mas também para o monitoramento do crescimento e desenvolvimento infantil. Assim com o contato profissional desde que criança o quiropraxista cria uma consciencia do importante papel de exercicios e uma dieta adequada.



A avaliação quiropratica para escoliose consiste em uma avaliação postural que podemos observar algumas pontos principais como:

  1. Um ombro maior que o outro
  2. Uma escapula mais poreminente que a outra
  3. Um dos quadris mais alto que o outro
  4. Espaço entre braço e o corpo, se é maior mais de uma lado do que do outro
  5. A criança parece corcunda.
  6. A marca da cintura, ser mais fina de um lado do que o outro.
  7. A criança perde equilibrio
  8. Ter uma postura mais para um lado do que o outro,





Mas a principal confirmação que a criança ou o adulto tem escoliose é pelas radiografias panorâmicas para observar melhor todas as curvaturas da coluna vertebral, para que conseguimos observar e analisar o grau dos desvios, assim concluir se o prognostico é bom e quais métodos de tratamento utilizar para este paciente.

E ainda se for o caso pedimos um exame chamado escanometria dos membros inferiores para ver se a criança não possui diferença de membros inferiores para que possa ter causado essa escoliose, isso mais comum em meninos.

Com a quiropraxia outras profissões seria importante para o cuidado com a criança que tem escoliose, como o fisioterapeuta, educador físico e uma nutricionista, assim em conjunto podemos chegar em um resultado mais eficaz e eficiente e com certeza rápido.





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose O que é? A quiropraxia pode ajudar?

Escoliose O que é? A Quiropraxia pode ajudar? O que é? A escoliose é um desvio na coluna vertebral, em um formato parecido com um “C” ou em “S”; é muito comum encontrarmos uma espécie de gibosidade na região das costas. Pode ocorrer em qualquer idade e em qualquer pessoa, na maioria dos casos começa durante a adolescência e é mais comum em meninas.  O diagnóstico é feito pelo exame clínico e pela radiografia da coluna vertebral. E nem sempre causa dores no paciente. Entre os problemas causados pela escoliose há alguns que começam a afetar os quadris, joelhos e os pés. Sintomas Há pessoas que desenvolvem escoliose a má postura ou por ter uma perna mais comprida que a outra. As principais causas para os três tipos existentes de escoliose: • A escoliose congênita decorre ou de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou de um problema de fusão dos ossos da coluna, podendo ou não estar associado a fusão de costelas durante o desenvolvimento do f

Lombalgia! O que é? Qual o melhor tratamento?

Lombalgia é o conjunto de manifestações dolorosas que ocorrem na regiâo lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região. Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo a incidência apenas menor que a dor de cabeça. De acordo com um estudo epidemológico, cerca de 65% a 90% poderão sofrer um episódio de lombalgia ao longo da vida. A suscetibilidade da região lombar a lesões e dor é devido ao fato de que a região lombar, como o pescoço, e uma parte muito instavel da coluna vertebral. Ao contrário da coluna torácica que é suportada e estabilizada pelas costelas. Esta instabilidade nos permite ter grande mobilidade de tocar os dedos no chão, amarrar os sapatos ou pegar alguma coisa no chão. Enquanto a sua coluna lombar é saudavel e funcionando corretamente, pode suportar tremendar forças sem feriementos. No entanto, se a região lombar esta fora de adaptação ou enfraqueceu suportando os musculos, algo tão s

4 principais causas de dor na lombar

 4 principais causas de dor na lombar A dor no final da coluna, também chamada de lombalgia, normalmente não é grave, podendo ser resultado de má postura ou esforços repetitivos, por exemplo, sendo facilmente solucionada pela quiropraxia. No entanto, quando a dor se torna intensa e constante, ou surgem outros sintomas como dor na perna ou no glúteo, sensação de dormência ou formigamento nas costas, falta de ar ou sensação para realizar movimentos, é importante ir ao médico para que sejam avaliados os sintomas, seja feito o diagnóstico e, assim, possa ser iniciado o tratamento. As principais causas de dores na lombar são: 1 - Má postura Ficar por muito tempo na frente do computador com uma sentado errado pode causar dores na região lombar. Qualquer tipo de postura incorreta pode causar a dor, quem trabalha muito tempo sentado, dirige o dia todo ou mesmo fica em pé com uma postura errada. A curto prazo a postura errada não vai atrapalhar e você não vai sentir muito incomodo, mas a médio