Pular para o conteúdo principal

4 principais causas de dor na lombar

 4 principais causas de dor na lombar


A dor no final da coluna, também chamada de lombalgia, normalmente não é grave, podendo ser resultado de má postura ou esforços repetitivos, por exemplo, sendo facilmente solucionada pela quiropraxia.

No entanto, quando a dor se torna intensa e constante, ou surgem outros sintomas como dor na perna ou no glúteo, sensação de dormência ou formigamento nas costas, falta de ar ou sensação para realizar movimentos, é importante ir ao médico para que sejam avaliados os sintomas, seja feito o diagnóstico e, assim, possa ser iniciado o tratamento.

As principais causas de dores na lombar são:

1 - Má postura



Ficar por muito tempo na frente do computador com uma sentado errado pode causar dores na região lombar. Qualquer tipo de postura incorreta pode causar a dor, quem trabalha muito tempo sentado, dirige o dia todo ou mesmo fica em pé com uma postura errada. A curto prazo a postura errada não vai atrapalhar e você não vai sentir muito incomodo, mas a médio e longo prazo vai sentir.

O problema da postura errada é que a doença pode virar crônica  e claro que será necessário um tratamento  Por isso para evitar a dor e todo esse problema o melhor a fazer é observar sua postura, não custa nada fazer um alongamento antes e depois do trabalho.

 2 - Sedentarismo



Entre as principais causas de dor lombar está o sedentarismo. A falta de atividades físicas prejudica todo o sistema musculoesquelético. Assim, com o sistema deficiente e uma sobrecarga na coluna, a dor lombar surge rapidamente e de forma intensa.

Além disso, pessoas que são sedentárias também costumam sofrer com sobrepeso ou obesidade, o que se torna uma sobrecarga para a coluna vertebral, ocasionando dores lombares mais intensas.

3 - Movimentos Repetitivos



A prática de atividades repetitivas e que envolvem a região lombar, como abaixar muitas vezes durante o dia, podem provocar inflamação dos músculos e ligamentos da região, resultando em dor no final da coluna. Além disso, a realização de exercícios com carga nas costas podem também favorecer a inflamação dos músculos da região lombar, resultando na dor.

4 - Fraqueza Muscular



A fraqueza Muscular pode causar dor e piorar sem você ter ferimentos, sofrer uma queda ou ter qualquer outro problema, por isso é tão complicado detectar o problema nos exames. Geralmente o cansaço na região lombar é causado pela falta de condicionamento físico. Os sintomas mais comuns causados pelo cansaço na musculatura lombar é a dor constante, cansaço quando precisa levantar algo pesado, dores fortes depois de uma caminhada, entre outros

Para evitar e se livar desse cansaço é bem simples, mas simples que qualquer outra forma de evitar problemas, você precisa se exercitar, evitar posturas erradas e trabalhos monótonos. Comece a fazer uma atividade física, mas comece aos poucos para não causar outro problema na coluna.


Fontes:

As principais dicas para aliviar a dor lombar - Blog Educação Física (blogeducacaofisica.com.br)

6 causas de dor na coluna lombar e o que fazer - Viva Com Vitalidade

Conheça as principais causas de dores na região lombar | Fisiatria



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose O que é? A quiropraxia pode ajudar?

Escoliose O que é? A Quiropraxia pode ajudar? O que é? A escoliose é um desvio na coluna vertebral, em um formato parecido com um “C” ou em “S”; é muito comum encontrarmos uma espécie de gibosidade na região das costas. Pode ocorrer em qualquer idade e em qualquer pessoa, na maioria dos casos começa durante a adolescência e é mais comum em meninas.  O diagnóstico é feito pelo exame clínico e pela radiografia da coluna vertebral. E nem sempre causa dores no paciente. Entre os problemas causados pela escoliose há alguns que começam a afetar os quadris, joelhos e os pés. Sintomas Há pessoas que desenvolvem escoliose a má postura ou por ter uma perna mais comprida que a outra. As principais causas para os três tipos existentes de escoliose: • A escoliose congênita decorre ou de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou de um problema de fusão dos ossos da coluna, podendo ou não estar associado a fusão de costelas durante o desenvolvimento do f

Lombalgia! O que é? Qual o melhor tratamento?

Lombalgia é o conjunto de manifestações dolorosas que ocorrem na regiâo lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região. Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo a incidência apenas menor que a dor de cabeça. De acordo com um estudo epidemológico, cerca de 65% a 90% poderão sofrer um episódio de lombalgia ao longo da vida. A suscetibilidade da região lombar a lesões e dor é devido ao fato de que a região lombar, como o pescoço, e uma parte muito instavel da coluna vertebral. Ao contrário da coluna torácica que é suportada e estabilizada pelas costelas. Esta instabilidade nos permite ter grande mobilidade de tocar os dedos no chão, amarrar os sapatos ou pegar alguma coisa no chão. Enquanto a sua coluna lombar é saudavel e funcionando corretamente, pode suportar tremendar forças sem feriementos. No entanto, se a região lombar esta fora de adaptação ou enfraqueceu suportando os musculos, algo tão s