Pular para o conteúdo principal

Lombalgia! O que é? Qual o melhor tratamento?



Lombalgia é o conjunto de manifestações dolorosas que ocorrem na regiâo lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região. Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo a incidência apenas menor que a dor de cabeça. De acordo com um estudo epidemológico, cerca de 65% a 90% poderão sofrer um episódio de lombalgia ao longo da vida.



A suscetibilidade da região lombar a lesões e dor é devido ao fato de que a região lombar, como o pescoço, e uma parte muito instavel da coluna vertebral. Ao contrário da coluna torácica que é suportada e estabilizada pelas costelas. Esta instabilidade nos permite ter grande mobilidade de tocar os dedos no chão, amarrar os sapatos ou pegar alguma coisa no chão.




Enquanto a sua coluna lombar é saudavel e funcionando corretamente, pode suportar tremendar forças sem feriementos. No entanto, se a região lombar esta fora de adaptação ou enfraqueceu suportando os musculos, algo tão simples como pegar um sacola do mercado do porta-malas do seu carro, pegar algo no chão, mesmo simplesmente se abaixando para acariciar seu gato pode causar uma lesão nas costas.



Inumeras circunstancias conrtibuem para o desencadeamento ou cronicidade das sindromes lombares: tais como fatores genéticos ou antropológicos, obesidade, fumo, psicossociais, atividade profissional, atividade fisica, maus hábitos posturais, trauma, gravidez, trabalho repetitivo, entre outas.


Devido ao fato que um monte de coisas podem causar dores na região lombar, e que algumas dessas coisas podem ser muito graves se não tratadas, é importante procurar uma ajuda profissional. Os quiropraxistas são especialistas em diagnosticar a causa e determinar o tratamento adequado para a lombalgia. Aqui estão as causas mais comuns que eu vejo:

  • Subluxação



Sempre que há uma interrupção do movimento da verterba, o resultado é dor e inflamação. Na coluna lombar, esta ocorrem na região de transição entre a parte da coluna lombar e o sacro. Subluxações podem conduzir a debilitante dor lombar. Felizmente, as subluxações são facilmente trataveis e muitas vezes uma redução significativa da dor é vivida quase que imediatamente ápós o tratamento.





  • Hérnia de Disco

Ao contrário da crença popular, um hérnia de disco não siginifca automaticamente que você irá sofrer de dor lombar. De fato, um estudou revelou que quase metade dos adultos tiveram pelo menos um abaulamento ou uma hérnia de disco, e que não sofreu nenhuma dor nas costas. Por outro lado, a hérnia de disco pode ser um fonte de intensa dor e debilitante que frequentemente irradia para outras aereas do corpo. Infelizmente, uma vez que se tem uma hérnia de disco, raramente ou nunca, cura completamente. Um degenração adicional pode ser evitada através de cuidados quiropráticos regulares, mas uma recuperação completa é muito menos comum.

  • Estresse
Sempre quando seu corpo fica estressado, seu corpo responde aumentando a pressão arterial e frequencia cardiaca, inundando seu corpo com hormonios de estresse que reforça a tensão muscular. Quando voce esta estressado o tempo tempo, a tensão cronica faz com que a musculatura se torne dolorida, fraca e cheio de pontos de tensão. se voce etsa estressado o tempo todo e você tem dor nas costas, é importante fazer exercicios de relaxamento, como respiração profunda, bem como fazer execicios regulares.




  • Entorses, distenções e espasmos
Esta é geralmente a fonte de dor lombar entre os guerreiros de fim de semana. Voce sabe, do tipo que tem muito pouco atividade física durante a semana, mas uma vez um fim de semana chega, eles empurram-se de forma demasiada. Até o final da semana, eles estão deitados de costas contando as horas antes que eles podem ir em um quiropraxista. O uso excessivo da musculatura ou ligamentos da região lombar pode levar a pequenos rasgos no tecido, e que em seguida, torna-se doloroso e inchado.
  • Tratar dor lombar com um Quiropraxista
Tratamento quiroprático para dor lombar normalmente é bastante simples. Mais comumente, é simplesmente um questão de ajustar a região lombar e da pelve para restabelecer o movimento normal.




Quiropraxia tem demosntrado repetidamente ser o tratamento mais eficaz para dor na coluna lombar. Na verdade, estudos tem demosntrado que o tratamento quiroprático é mais eficaz, mais barato e tem melhores resultados a longo prazo do que qualquer outro tratamento. Isso faz sentido porque o tratamento quiroprático é unica forma que serve para restabelecer o movimento vertebral normal. Todos os outros tratamentos, tais como relaxantes musculares, analgésicos e repouso em cama, só servem para diminuir os sintomas do problema e não corrigir o problema em sim.



Referencia:Oxford Chiropractic Clinic

Comentários

  1. sou adepto a praticas de exercicios físicos, pratiquei musculação nesse ano por 4 meses,e parei, semanA passada comecei a pratiacar corridas média de 2,800 mtrs, essa semana não cosegui completar esse percurso, pois enti dores intesnsas na região lombar. Pode ser sintoma de lombalgia??? originario de vicios de postura??

    ResponderExcluir
  2. Pode sim ser sintomas de lombalgia para é necessario fazer uma avaliação para confirmar, mas pelo que você me relatou pode ser até vicios posturais do seu dia-a-dia ou mesmo durante os exercicios que pode ter te prejudicado. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. meu nome é ailton,cinto muitas dores nas costas fui ao médico disse que é lombalgia, me passou fisioterapia mas não fiz e as dores continua,esse tratamento seria adequado pra mim?,ando todos os dias de moto a mais de cinco anos,esse seria a causa do problema?as vezes fico quase paralisado,que não consigo nem mexer.me responda por favor.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza! Este tratamento é indicado para todos os tipos de lombalgia mecanica, não posso te dizer se essa é causa do seu problema, somente fazendo um avaliação para detectar a causa do problema, entre em contato na clinica onde trabalho e marque sua avaliação. Obrigada desde de já por entrar no site!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se com exercícios físicos moderados, reforço muscular e alongamentos ajudam no controle da discopatia degenerativa?

    ResponderExcluir
  6. tenho um pequena hernia disco l5/s1, e discopatia no mesmo disco. Sinto algum desconforto. Será que depois com reforço muscular e alongamentos poderei realizar corridas?

    ResponderExcluir
  7. Rogerio, tudo tem seu tempo, são em etapas todo esse processo:
    1º - fase de dor comece com gelo na região (o gelo serve como um antinflamatório), alongamento e leves caminhadas de 15-20 minutos.
    2º - continue fazendo os alongamentos e caminhadas e comece fazer exercicios de estabilização , que é na verdade fortalecimento para musculatura mais profunda, o pilates trabalha mto bem isso nos exercicios basicos.
    3º - na terceira fase que vc começa fazer fortalecimento e se preparar para um corrida..
    Com uma pequena hérnia de disco e discopatia degenerativa, se voce tiver um preparo do seu corpo para não ocorrer nenhuma outra lesão, voce pode sim fazer, mas sempre lembre RESPEITE O SEU LIMITE SEMPRE!.

    Obrigado pelo contato.
    Lilian

    ResponderExcluir
  8. ha 1 semana, to sentindo um dor lombar.
    faço spinning.eu preciso parar de fazer o spinnig até que eu melhore?
    e qual medicamento mais eficiente?
    grata..
    tbf1978.

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde!Tenho uma perna mais curta que a outra e tenho sentido dores no nervo ciático e na coluna, sempre no lado da perna mais curta. Suponho que estas dores sejam por este problema, estou certo? As dores tem relação com este problema? Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  10. Doutora Lilian, vi sua participação no programa da Claudete Troiano da REDETV falando sobre postura e Quiropraxia, infelizmente ou felizmente eu acabei de fazer uma cirurgia de Hérnia de Disco na cervical C3/C4,C5/C6,Artrodese com encherto de osso, ocorreu tudo bem e hoje convivo sem dores o que já é muito bom. Estou ainda em recuperação e hoje dou o valor necessário a tudo que se diz respeito a coluna, eu tinha dores em demasias até perdendo força ao longo do braço direito, a minha preocupaçào agora é grande e gostaria de levar uma vida mais saudavel e voltar a fazer esporte, pois sem esporte sou um peixe fora d'agua, hoje é necessário o uso de acessórios que mantenha este saude da coluna? Trabalho muito com LAP TOP e também dirigindo um carro, pois sou vendedor, o que eu usaria para ter este conforto e evitar futuras lesões?

    ResponderExcluir
  11. tbf1978..olá é importante sim que vc pare de fazer o exercicio....o exercicio é feito para voce fazer sem dor...mesmo durante e depois do exercicio....para medicamento realmente é melhor procurar um medico....e descobrir o que esta causando as dores....ou faça um tratamento com quiropraxia para tratar e descobrir o que etsa causando essas dores...obrigado por procurar meu blog..

    ResponderExcluir
  12. Bruno...pode sim que suas dores sejam do problema da sua perna mais curta...isso pode te causar um desequilibrio pelvico e ate mesmo um desvio na coluna.....seria bom vc usar uma palmilha para corrigir essa diferença....eu depois tratar as dores que são consequencias disso....Obrigado por procurar o blog...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escoliose O que é? A quiropraxia pode ajudar?

Escoliose O que é? A Quiropraxia pode ajudar? O que é? A escoliose é um desvio na coluna vertebral, em um formato parecido com um “C” ou em “S”; é muito comum encontrarmos uma espécie de gibosidade na região das costas. Pode ocorrer em qualquer idade e em qualquer pessoa, na maioria dos casos começa durante a adolescência e é mais comum em meninas.  O diagnóstico é feito pelo exame clínico e pela radiografia da coluna vertebral. E nem sempre causa dores no paciente. Entre os problemas causados pela escoliose há alguns que começam a afetar os quadris, joelhos e os pés. Sintomas Há pessoas que desenvolvem escoliose a má postura ou por ter uma perna mais comprida que a outra. As principais causas para os três tipos existentes de escoliose: • A escoliose congênita decorre ou de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou de um problema de fusão dos ossos da coluna, podendo ou não estar associado a fusão de costelas durante o desenvolvimento do f

4 principais causas de dor na lombar

 4 principais causas de dor na lombar A dor no final da coluna, também chamada de lombalgia, normalmente não é grave, podendo ser resultado de má postura ou esforços repetitivos, por exemplo, sendo facilmente solucionada pela quiropraxia. No entanto, quando a dor se torna intensa e constante, ou surgem outros sintomas como dor na perna ou no glúteo, sensação de dormência ou formigamento nas costas, falta de ar ou sensação para realizar movimentos, é importante ir ao médico para que sejam avaliados os sintomas, seja feito o diagnóstico e, assim, possa ser iniciado o tratamento. As principais causas de dores na lombar são: 1 - Má postura Ficar por muito tempo na frente do computador com uma sentado errado pode causar dores na região lombar. Qualquer tipo de postura incorreta pode causar a dor, quem trabalha muito tempo sentado, dirige o dia todo ou mesmo fica em pé com uma postura errada. A curto prazo a postura errada não vai atrapalhar e você não vai sentir muito incomodo, mas a médio